Um belo prédio desperta a atenção das pessoas que transitam pela Rua Joaquim Nabuco, no sentido Centro-Hamburgo Velho, na altura do número 1437. De acordo com a arquiteta Arlete Erbert o Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Estado, em seu documento “Patrimônio Edificado – Orientações para sua preservação”, classifica a casa como sendo construída no estilo “Eclético/Historicista”. Seus atuais proprietários, Pedro Enio e Rosely Schneider, tiveram o bom gosto de saber restaurar o mesmo, e nessa tarefa, descobertas dignas de uma película de cinema ocorreram: na prospecção feita, sob cuidados do arquiteto Cláudio Bertuol, o subsolo da casa tinha um porão soterrado; escadarias em madeira de lei (canela), com peças encaixadas, sem pregos nem parafusos; cabos de aço formavam armações de sustentação, caixa com azulejos franceses, ricamente decorados que agora adornam as paredes da fonte luminosa, instalada no jardim.Continuando as escavações do subsolo, encontrou-se um túnel de grandes proporções que ninguém, nem os antigos moradores sabem informar a razão dessa galeria subterrânea construída, e não obra da natureza. O acesso à mesma foi fechado, podendo servir para pesquisas futuras.
Há informações controvertidas a respeito do construtor e a data de conclusão da obra. Os dados mais confiáveis estão na Diretoria de Planejamento da Prefeitura: “Segundo a senhora Lea Frieda Lipp Farias, seu pai, o senhor Arthur Hugo Lipp, foi o construtor da casa em questão e já moravam na casa no ano de 1932, devendo ter sido concluída em 1931.” O construtor passou a residir nela, com sua esposa Alice Ilsa e os filhos Lea Frieda, Henrique Leo e Ricardo Ottomar.
Em 1946 a casa foi adquirida pelo líder industrial, Athanásio Becker, que lá viveu com sua esposa Augusta e seus filhos até 1972, quando vendeu-a para Pedro Enio e Rosely Schneider, que alí instalaram sua agência de publicidade e propaganda, atual New PS propaganda e marketing.
Decidiram, os novos proprietários, aproveitar melhor uma área construída de aproximadamente um mil metros quadrados. Para aumentar a área útil foram observadas a volumetria e as inclinações do telhado, desse modo, foi mantida a proporção entre as partes cheias(paredes) e as partes vasias(janelas e portas).
Assim, no antigo porão passou a funcionar uma nova empresa, a Adega PerBacco, um recanto agradável e acolhedor de vinhos e queijos, local para festas, jantares ou degustação.” Era a empresa sonhada por minha esposa Rosely!”disse Pedro Enio.No primeiro andar permanece a agência e o segundo andar passou a ser residência da família.
O prédio apresenta algumas características originadas no barroco: vemos um volume à esquerda onde os elementos formais e construtivos são claramente definidos ( colunas com capitéis jônicos, um ático em forma triangular com fundo decorado em baixo relêvo. No restante das paredes do prédio foram introduzidos, em baixo relevo, elementos decorativos independentes das formas clássicas.De acordo com inventário técnico elaborado pelos arquitetos da Associação de Amigos de Hamburgo Velho, dentre eles o arquiteto Aloysio E.Daudt, prédios antigos poderiam ter melhor aproveitamento residencial e comercial, sem agredir seu estilo, desenvolvendo-se ambientes confortáveis e modernos, com o requinte do passado. Muitos proprietários não conhecem essas vantagens, não tem recursos e alguns deixam-se levar pela sanha imobiliária que é realmente tentadora. Falta infelizmente, maior vontade política por parte das autoridades competentes, para criar sistemas de financiamento e incentivos para esses casos.
Crônica cultural e memórias assinadas por um gaúcho, do Vale dos Sinos para o Mundo.
sexta-feira, dezembro 23, 2005
Presente
Querido Pai,
Feliz Natal!
espero que desfrutes desse espaço para preencher com suas crônicas culturais e memórias.
beijos, com amor,
Sabrina.
Feliz Natal!
espero que desfrutes desse espaço para preencher com suas crônicas culturais e memórias.
beijos, com amor,
Sabrina.
Assinar:
Postagens (Atom)